Adoniran Barbosa foi o nome artístico de João Rubinato, nascido em Valinhos, interior de São Paulo, em 6 de agosto de 1912 [e falecido em São Paulo aos 23 de novembro de 1982]. Foi compositor, cantor, comediante e ator brasileiro, autor de famosas canções como “Trem das Onze”, “Tiro ao Álvaro”, “Saudosa Maloca” e “Samba do Arnesto”. Figura marcante na história do Bixiga (nosso bairro) e de toda a música brasileira, ficou conhecido nacionalmente como o pai do samba feito em São Paulo.
O Bixiga nasceu entre rios e era a “caixa d’água da cidade” até a criação da Companhia Cantareira, em 1877. Então essa é nossa homenagem aos mais de 300 rios escondidos sob a metrópole, em especial aos responsáveis pela origem de nosso bairro, o Córrego Saracura, que nasce na Avenida Paulista e corre por baixo da 9 de Julho, com foz no Ribeirão Anhangabaú, sob a Praça da Bandeira, mesmo caminho do Ribeirão Itororó, que sai da parte alta da 23 de Maio.
Esse é o nome oficial do bairro, porém adotamos a grafia em italiano, em homenagem aos imigrantes que se uniram aos indígenas e quilombolas para forjar a identidade desse recanto da nossa amada cidade.
Rua Veloso Guerra, 2A – Casa 6 – Bela Vista
São Paulo – SP – CEP 01330-030